O primeiro permite a consulta dos manuais de procedimento através de guias interativos com instruções digitais, passo-a-passo, em realidade aumentada. No chão de fábrica, o colaborador usa uns óculos de realidade aumentada de lentes transparentes — para que continue a ver a fábrica naturalmente. Nas lentes aparecem destacados alguns pontos com informação associados às máquinas em que está, por exemplo, a realizar inspeção rotineira.
Interagindo com as lentes consegue preencher documentos e dar ao sistema mais informação sobre componentes específicos daquela máquina. Com toda a informação que aparece nas lentes, o funcionário ganha assim o contexto (dado por exemplo pelos manuais de instruções) e portanto a capacidade de chegar junto a uma máquina e começar rapidamente a trabalhar. Além disto, toda a informação que recolhe com o sistema de realidade aumentada durante estes processos é imediatamente informatizada, o que não acontecia quando o processo era realizado em papel.
Já o NOS Remote Support é um o serviço de assistência à distância realizado por um especialista, através de vídeo com anotações em realidade aumentada e em tempo real. Perante uma avaria, o funcionário junto à máquina em questão usa uns óculos que permitem mostrar ao técnico, que pode estar a quilómetros de distância, aquilo que está a ver. O técnico guia o funcionário junto da máquina sobre o que pode fazer para solucionar a avaria, eliminando grandes períodos de paragem da linha e as viagens dos técnicos.
Clique aqui para mais informações